Zumbi quer achar:

1 de jan. de 2014

3º POST DE FINAL DE ANO (dessa vez um dia atrasado...)

E mais um ano chega ao fim. Quando fiz meu primeiro post no Zumbi Atômico, não imaginei que escreveria um post de final de ano em 2013... Bom aqui estamos então vou mais uma vez vou listar os que na MINHA OPINIÃO se destacaram esse ano.
Esse post devia seguir a tradição e ser feito no dia 31 de dezembro, mas como não deu vai com um dia de atraso mesmo...

DISCO DO ANO:
Vista Chino - Peace
O retorno dos reis do deserto. Peace merece o título de disco do ano pois traz o retorno do Kyuss de forma honesta. O disco não seria uam audição estranha após Welcome to Sky Valley (1994), mas não soa como imitação pois traz muitos elementos dos discos que os integrantes lançaram durante os anos seguintes. Há muito da carreira solo de Brant Bjork e há elementos do Hermano de John Garcia. 
Alice in Chains - The Devil Put Dinosaurs Here
O segundo disco do Alice in Chains desde seu retorno em 2006 traz um certo amadurecimento da banda em relação ao seu último trabalho, e uma quantidade de Riffs de peso que não devem nada a Dirt (1992) ou ao Facelift (1990). Os vocais de William Duvall e Jerry Cantrell estão cada vez melhores, e na minha opinião, os solos de guitarra de Cantrell ficaram menos timidos do que em Black Gives Way to Blue (2009).
Monster Magnet- Last Patrol
Após 2 discos sem sal, o Monster Magnet retorna em ótima forma! Last Patrol traz a banda com elementos de seus som em 1995 sem descartar por completo as evoluções que passaram nos anos seguintes.
Last Patrol não é um disco curto, mas apesar de sua extensa duração, não é cansativo. Fazia tempo que o Monster Magnet não lançava algo desse calibre...


DISCO AO VIVO DO ANO
Orange Goblin - A Eulogy for the Fans
O disco ao vivo do Orange Goblin deve ser um dos lançamentos mais esperados do Stoner Rock dos últimos anos. A banda inglesa que sempre mostrou dominar os palcos (como inúmeros bootlegs presentes nesse blog podem mostrar) lançou no começo do ano "A Eulogy for the Fans" que conta com o show da banda no Bloodstock Open Air de 2012. O set list conta com o músicas de seu mais recente disco e várias favoritas dos fãs.
Ouvir um disco ao vivo desse porte só faz aumentar o desejo de ver a banda ao vivo. Quem sabe em 2014...
Misfits - Dea.d. Alive!
O primeiro disco ao vivo dos Misfits desde 1998 ja mereceria atenção, ainda mais por ser o primeiro que mostra a banda como trio, como tem sido nos últimos 10 anos. As músicas do mais recente disco da banda, The Devil's Rain soam ótimas ao vivo, assim como os clássicos da era Graves, que apesar do vocal de Jerry Only não se igualar ao de Graves, da conta do recado.
Joe Bonamassa - Tour de Force
O mais produtivo guitarrrista de Blues da atualidade pela primeira vez desde 2001 não lançou um disco solo no ano (embora tenha lançado um disco novo em parceria com a cantora Beth Hart), no entanto, em 2013 Bonamassa fez uma série de 4 shows em Londres, com cada noite um show diferente, cada uma retratanto um momento de sua (brilhante) carreira.
Os 4 DVDs lançados que capturam cada noite apresentam uma diversidade tão grande entre si que dificilmente não agradam um fã de blues, independente de sua vertente favorita.

EP DO ANO
Dozer- Vultures
Uma das melhores coisas de 2013 foi sem dúvidas o retorno do Dozer como Headliner do Desertfest em Londres. Aproveitando o momento os suecos lançaram esse EP com músicas que entrariam para o disco Through the Eyes of Heathens (2005), mas que ficaram de fora. Uma ótima pedida para qualquer um como eu que a muito tempo precisava ouvir algo novo do Dozer.
Câimbra - E No Fim O Que Resta?
O segundo EP da banda de Sludge paulistana consegue trazer ainda mais sujeira ao som que o EP de estréia, É Tudo Uma Mentira (2011). Com pouco mais de 12 minutos o Câimbra deixa mais que claro para que vieram.
E ao vivo essas músicas soam ainda melhor...
Fu Manchu/Moab Split
O selo Scion A/V foi resposável por uma grande quantidade de ótimos lançamentos esse ano, e deles destaco esse split entre essas duas bandas da California. Enquanto o Moab demonstra em sua faixa um stoner absurdamente Sabbatico, o Fu Manchu resgata um pouco de sua sonoridade dos discos The Action Is Go (1997) e In Search Of...(1996), o que aumenta muito a expectativa pelo disco deles que saira ano que vem.

SHOW DO ANO (ao menos em São Paulo)
Down
A segunda passagem pelo Brasil do supergrupo de New Orleans contou apenas com uma parada em São Paulo. Apesar de ser numa noite de quarta feira, mais de 1000 fãs da banda compareceram ao Carioca Club. As músicas do EP mais recente do grupo ficaram excelentes ao vivo, embora fosse visivel a preferencia dos fãs por músicas do disco NOLA (1995).
A noite contou com vários momentos únicos também, como Phil Anselmo declarando o amor que tem pelos filme do Zé do Caixão para o próprio, e os caras do Sepultura subindo no palco para a jam em Bury Me In Smoke.
Infelizmente esse será o último show do Down com Kirk Windstein na guitarra, mas pelo menos, foi um show que deixou boas memórias.
Alice in Chains
A terceira passagem do Alice in Chains pelo Brasil contou com mais datas que a última. Pelo que comparei em relação aos outros set lists da turnê, só há uma reclamação possível: houve muitas poucas músicas de The Devil Put Dinosaurs Here no show. Hollow e Stone ficaram ótimas no meio de tantos clássicos tocadas nessa noite de quinta feira.
Acho que não é exagero dizer que TODAS as músicas do show foram muito bem recebidas pela platéia...
Corrosion Of Conformity
Se esse show tivesse uma duração um pouco maior, provavelmente estaria numa posição melhor dessa lista. O trio que tocou pela primeira vez no Brasil em agosto fez um show absurdamente pesado para a quantidade de pessoas no palco. Os clássicos da fase Crossover da banda ficaram ótimos aos clássicos da fase Stoner da banda, e ambas combinam muito com o som "atual" do trio, que combina ambos.
Que a espera pelo retorno seja menor!


O Zumbi Atomico deseja um feliz ano novo para qualquer um que passou por aqui em 2013, que baixou um play, ou leu uma entrevista ou leu uma resenha de show. Sem vocês o blog não tem sentido.
FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário