Zumbi quer achar:

17 de jan. de 2013

Alice in Chains - MTV Unplugged (1996)

Em 2013, completa-se 20 anos da primeira passagem do Alice in Chains pelo Brasil, ao lado do Nirvana, para o festival Hollywood Rock, e também ocorrerá a terceira, no festival Rock in Rio V. Como muito disso tem sido comentado na internet, resolvi postar um play ao vivo da banda, que é uma das performances ao vivo mais marcantes ja gravadas.
Após o lançamento do disco Alice in Chains (1995), a banda não fez turnê para divulga-lo. Layne Stanley já mostrava um grande distanciamento dos outros integrantes da banda.
Como a MTV  estava fazendo uma série de Unplugged, o quarteto de Seattle foi convidado para participar, e para a surpresa de todos, Layne e a banda aceitaram fazer o show. Foi a primeira apresentação ao vivo desde 1994.
Com um set list que incluia vários sucessos do albúm Dirt (1992), algumas músicas dos EPs Sap (1991) e Jar Of Flies (1993) e algumas estreantes do último play que haviam lançado (incluindo algumas que não foram tocadas depois desse show), o Alice In Chains em menos de uma hora e meia, fez uma de suas melhores apresentações.
O show começa com a bela canção Nutshell. Um por um a banda sobe ao palco do Brooklyn Academy of Music's Majestic Theatre. Enquanto todos pareciam estar bem, Layne já apresentava uma péssima aparencia, pálido e fraco, mas no momento em que começa a cantar, sua voz prova ainda ser potente.
Conforme a banda vai tocando, é possível notar que Jerry Cantrell, estava irritado pelo estado de seu companheiro, no entanto isso não afeta em sua performance, e toca todos seus solos e Riffs, ainda que sem peso pelo formato, com maestria.
Um ponto que precisa ser destacado desse play, é a execução de Down in a Hole. Foi a primeira e única vez que a tocaram com Layne ainda na banda. Ele praticamente estava vivendo a letra escrita por Cantrell nessa música, e infelizmente, foi assim que terminou sua vida.
Ainda há excelentes performances de Rooster, Would?, Heaven Beside You e Over Now que merecem ser destacadas. Para encerrar o show, a banda tocou uma música inédita, que Cantrell compôs durante os ensaios do show, a sombria Killer Is Me. Ao final dela, a banda deixa o palco, e depois de quatro shows abrindo para o Kiss, algumas semanas depois, Layne nunca mais subiu num palco.
Esse é um show mais que obrigatório para os fãs da banda. Do sofrimento que a banda vivia na época, esse show se tornou único. Do sofrimento, surgiu algo belo, como uma vez Layne disse que ele e seus companheiros compunham.
Nutshell (4:58)
Brother (5:27)
No Excuses (4:57)
Sludge Factory (4:36)
Down in a Hole (5:46)
Angry Chair (4:36)
Rooster (6:41)
Got Me Wrong (4:59)
Heaven Beside You (5:38)
Would? (3:43)
Frogs (7:30)
Over Now (7:12)
Killer Is Me (5:23)


R.I.P.

Um comentário:

  1. Apresentação histórica, acho que o dvd deste show foi um dos últimos produtos da indústria fonográfica que comprei. Sempre que estou meio pra zicado da vida vou lá e coloco ele pra rolar, ajuda na fossa heheeheheheheheheheh a execução de Nutshell é de arrepiar.

    ResponderExcluir