Zumbi quer achar:

30 de dez. de 2012

Último post de 2012!

E o segundo ano de existência do Zumbi Atômico chega ao fim. Um ano de grandes lançamentos, grandes shows e outros grandes acontecimentos. Joe Bonamassa fez sua primeira passagem pelo Brasil, assim como o Iron Butterfly, que meses depois perdeu o baixista Lee Dorman (RIP!). Vimos o COC lançar dois plays excepcionais, assim como o Wino, que além de lançar um disco com o Saint Vitus e em um novo projeto, reativou após anos o The Obsessed.
Foi um ano com também grandes decepções, como o fiasco do Metal Open Air, no Maranhão e o processo de Josh Homme contra o Kyuss Lives!.
Esse ano comecei a fazer entrevistas no blog, apesar de terem sido apenas duas... mas pretendo fazer mais ano que vem.
Não vou fazer um top 3 de cada categoria esse ano, vou apenas eleger os meus favoritos do ano, junto com algumas menções honrosas.

DISCO DO ANO
Orange Goblin - A Eulogy For The Damned
Em 2012 grandes discos foram lançados, mas nenhum conseguiu superar o primeiro disco de estúdio do Orange Goblin desde Healing Through Fire de 2007. Com A Eulogy For The Damned a banda resgatou alguns elementos dos seus primeiros discos e ainda trouxe algumas novidades. Não houve a menor economia no peso das músicas desse disco maravilhoso, que é encerrado com a épica faixa titúlo. Disco do ano!

Menção honrosa:
Mark Lanegan - Blues Funeral
O novo disco solo de Mark Lanegan é uma excelente adição a sua já invejável discografia. O ex vocalista do Screaming Trees continua demonstrando uma voz poderosa, sempre acompanhada de ótimas letras. A banda que o acompanha nesse disco não deixa nada a desejar também, o que só poderia resultar num dos melhores discos do ano.
Destaques para a hipnótica The Gravedigger's Song e Riot In My House! 

EP DO ANO:
Down - IV
A espera não foi nem um pouco curta... já fazem 5 anos desde que III: Over the Under foi lançado. Desde esse lançamento, Rex Brown deixou a banda, e foi substituído por Pat Bruders. A banda anunciou que seu quarto disco seria dividido em 4 EPs, e então, recebemos a primeira parte.
Com uma tonelada de Riffs sabbaticos, vocais cavernosos do grande Phil Anselmo, a bateria cruel de Jimmy  Bower, a primeira parte do quarto lançamento do Down já é um disco obrigatório para os amantes do gênero.
E que venham as outras 3 partes!

 Menção honrosa:
Corrosion Of Conformity - Megalodon (2012)
O COC já havia lançado um disco destruidor em Fevereiro, mas o trio reunido ainda gravou no final do ano esse EP devastador. Megalodon consegue com apenas 5 músicas remeter a todas as fases da banda, e com uma grande quantidade de Riffs, Solos e viradas, chegou bem perto de ser o EP do ano...

DISCO AO VIVO DO ANO:
Joe Bonamassa - Beacon Theatre: Live from New York
O guitarrista que foi um dos músicos mais ativos da década lançou seu terceiro CD e DVD ao vivo esse ano. O show no Beacon Theatre foi gravado em New York em 2011, logo após o lançamento do disco Dust Bowl (2011), e saiu um pouco antes de seu sucessor, Driving Towards the Daylight (2012).
Nesse show Bonamassa da uma aula de Blues, de guitarra e de como se preparar um grande espetáculo.

Menção honrosa:
Fuzzly - Ao Vivo
O mais novo lançamento do Fuzzly, gravado em Cuiabá no final de 2011 traz o trio em grande forma, com composições novas. A gravação excelente deste show é um grande incentivo a quem nunca viu essa banda ao vivo, a se mover para mudar esse quadro o mais rápido possível.

SHOW DO ANO:
Anthrax (HSBC)
Pela primeira vez no Brasil com o vocalista Joey Belladonna, o Anthrax provou para o público de SP que não são apenas uma das melhores bandas de metal do mundo no estúdio, mas também no palco. Ao lado do Misfits, fizeram um show enérgico, com um set list muito bem montado, que trazia clássicos absolutos r sons do útlimo disco da banda. O público respondeu a todas as músicas com muito entusiasmo, abrindo rodas constantemente.
Um dos momentos de maior delirio da platéia foi durante a excecução de Refuse/Resist do Sepultura, grande orgulho para o nosso país.

Menção honrosa:
Iron Butterfly (Virada Cultural)
Essa que acabou sendo a única performance da banda no Brasil foi um momento memorável para os fãs da banda clássica.
O set list foi curto, devido as músicas longas e o pouco tempo de show que a banda tinha, mas com músicas de seus principais albúns, o Iron Butterfly conseguiu manter uma platéia gigantesca hipnotizada com seu Rock Psicodélico.

PARTICIPAÇÃO DO ANO:
Rolling Stones com Mick Taylor
A primeira turnê dos Rolling Stones desdes 2006 por si só já seria um evento mais que especial, ainda mais com as duas ótimas músicas que eles lançaram esse ano, mas com a participação do lendário Mick Taylor, que foi guitarrista da banda durante o AUGE de sua história, a coisa fica ainda melhor!
O guitarrista compareceu em metade dos shows da curta turnê para tocar Midnight Rambler, onde solou em todas as noites com vontade.
Um momento histórico para o Rock'n'Roll.

Menção Honrosa:
Membros do Nirvana com Paul McCartney
No dia 12 do 12 do 12, houve um grande show no Madison Square Garden, o "templo" onde muitos shows ocorreram para arrecadar fundos para ajudar as pessoas afetadas pelo furacão Sandy. O show contou com vários artistas de peso, mas com certeza, quem roubou todas as atenções foi a parceria de Paul McCartney com Dave Grohl, Krist Novoselic, e Pat Smear do Nirvana.
Um ícone dos anos 60 ao lado de 3 dos anos 90 foi o motivo de delírio de seus inúmeros fãs.

FILME DO ANO:

Não pretendia fazer essa categoria, mas depois que vi isso no cinema tive que citar...
(Não, Django Unchained do Tarantino não conta, pois só chegara aos cinemas brasileiros ano que vem!)

O Zumbi Atômico gostaria de desejar a todos que acessaram o blog em 2012 um ótimo ano novo!
Nos vemos em 2013 com muito mais plays, reviews e entrevistas!


-El Ricko

Um comentário:

  1. Fala grande El Ricko! Cara, eu não peguei ainda esse disco novo do Lanegan, apesar de gostar muito do trabalho dele, vacilo meu... Assim como o novo do COC, coisa demais pra baixar, escutar e a porra toda...


    Quanto ao novo do High On Fire, eu curti, ele ficou na lista até a última linha de corte, achei ele mais fraco que os que listei.



    Vou dar uma procurar depois (ano que vem) nesses materiais dessa lista aê, com certeza deve ter coisa boa.


    Feliz 2013 para o grande zumbi atômico, ano que vem a gente continua nessa luta heeheheheheh abraço cara.

    ResponderExcluir